Pular para o conteúdo principal

Um deslumbre histórico da riqueza de Marechal Deodoro



Localizado às margens da Lagoa Manguaba, o município de Marechal Deodoro foi fundado em 05 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma e, depois, o nome foi mudado para Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, posteriormente, Alagoas do Sul e, mais tarde, simplesmente Alagoas, servindo de sede do governo da então província, de 1823 a 1838.

Em 1633, o povoado foi atacado por holandeses que torturaram parte da população e incendiaram cerca de 100 casas. Em 1636, foi elevada à vila e, em 1711, à categoria de comarca. Em 1817, foi desmembrada da capitania de Pernambuco. Com a independência, passou à categoria de cidade pela lei de 8 de março de 1823.

Ao assumir a presidência em 1838, Agostinho da Silva Neves decidiu mudar a Tesouraria da Fazenda de Marechal para Maceió. A decisão custou sua renúncia. Inconformado, o presidente solicitou tropas de Pernambuco e Bahia para restabelecer a ordem pública. Em 9 de dezembro de 1839, porém, foi sancionada a resolução legislativa 11, transferindo a metrópole de Alagoas para Maceió.

Marechal Deodoro possui grande valor histórico, principalmente por ter sido a primeira capital do Estado e berço do proclamador da República, que deu nome à localidade. 

Com um conjunto arquitetônico riquíssimo, onde se destaca o complexo franciscano de Santa Maria Madalena, a cidade foi considerada pelo Ministério da CulturaPatrimônio Histórico Nacional tombada em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas.

O município é banhado pelas lagoas Mundaú e Manguaba, possuindo muitos atrativos naturais, dentre eles: a Ilha de Santa Rita (maior ilha lacustre do país e área de preservação ambiental), a prainha (no povoado de Barra Nova), a praia do Saco (própria para o nudismo), a Bica da Pedra (com seus clubes), Massagueira (povoado rico em gastronomia e bares), o paradisíaco Lago Azul e a conhecida praia do Francês (ideal para mergulho e surf). 

A cultura se destaca pelas escolas de música, artesanato e eventos locais. O povo é acolhedor, festeiro e em sua essência, muito alegre. Quem visita Marechal sai encantado pelas belezas que unem arte, hospedagem e lazer.

Informações do IBGE
Créditos da Imagem: Picasa 3.0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador pelo PTB é impedido de produzir material de campanha em Marechal Deodoro

  A política em Marechal Deodoro segue ainda com perseguições e inúmeras tentativas de intimidar ou inibir os candidatos da oposição. A vítima desta vez, foi Washington Francelino, candidato a vereador no município pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O mesmo já produziu uma série de vídeos onde, em sua narrativa, mostrou para a população deodorense ruas esquecidas pelo poder público municipal. Em vídeo mais recente, Francelino estava em frente a um posto de saúde localizado no povoado Massagueira, quando foi surpreendido pela diretora da unidade, a senhora Luciene Rocha, que em várias tentativas de realizar ato de inibição, terminou atrapalhando o material de campanha do candidato. Atenção políticos e defensores de políticos! O povo é livre e tem o direito de se manifestar ou se expressar em qualquer local público. Esperemos mais respeito nestas eleições.

Construção de cemitérios no Francês preocupa moradores, ambientalistas e investidores de Marechal

  Empreendimentos inadequados ameaçam o turismo e o meio ambiente O que deveria ser um memorial, divulgando grandes personalidades alagoanas para o impulsionamento do turismo, torna-se uma verdadeira afronta ao progresso em Marechal Deodoro. Moradores deodorenses estão preocupados com a construção de dois cemitérios em área não apropriada, mais especificamente na praia do Francês. Eles prometem fazer um protesto pacífico para impedir a ação. O destino escolhido para a implantação do tal projeto particular não só atinge o turístico local, como representa uma ameaça direta ao meio ambiente, talvez com poder poluente nos canais, riachos, rios, mar e lagoas. Somente para refletir, o município de Marechal Deodoro foi a primeira capital de Alagoas e a cidade onde nasceu Manuel Deodoro da Fonseca, o então Marechal do Exército Brasileiro que proclamou a República do Brasil. Sendo esse o primeiro presidente da nação. Isso demonstra que a cidade é enriquecida culturalmente. O movim...

Betânia Amorim é uma das apostas do PDT para vereadora em Marechal Deodoro (Al)

Com grandes chances de ser eleita vereadora pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Betânia Amorim é militar da reserva e empresária bem sucedida. Nascida em terras deodorense, é filha de Mauro Amorim e dona Eurides Amorim. Betânia demonstrou sua força política quando foi candidata em 2018 a deputada estadual, obtendo 799 votos. Muitos convites têm recebido por políticos influentes em Marechal. Inclusive, a proposta de ser pré-candidata a vice-prefeita. A mesma prefere concorrer à cadeira de vereadora em Marechal Deodoro e tem reafirmado o compromisso com o pré-candidato majoritário de oposição Junior Dâmaso. Pessoa carismática pela qual ela se identifica. Desenvolvedora de alguns projetos sociais em Maceió sonha, também, executá-los em Marechal apostando na vitória de Júnior caminhando lado a lado. A eleição está agendada para o dia 15 de novembro do corrente ano e o PDT pode surpreender em números de vereadores eleitos por ter selecionado bem, os seus part...